sexta-feira, 26 de abril de 2013

SITUAÇÃO DA GEAP PIORA A CADA DIA


PLANO DE SAUDE DEVE R$ 400 MILHÕES

A intervenção que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou no último dia 27 na Geap, operadora do plano de saúde da maioria dos servidores federais, reacendeu a discussão a respeito da situação econômica da entidade e das dificuldades enfrentadas pêlos cerca de 590 mil usuários, entre titulares e dependentes, para conseguir assistência médica. A Confederação Nacional de Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) estima que a dívida da Geap seja superior a R$ 400 milhões. A ANS informou que o valor do débito será apurado durante o regime de direção fiscal para acompanhar a situação econômica da operadora, e que vai durar seis meses Os associados, por sua vez, reclamam da redução da rede credenciada de médicos, hospitais e laboratórios, que justificam a falta de atendimento aos clientes da Geap, em virtude da demora no pagamento dos procedimentos por parte da operadora.
Quase  não temos hospitais de qualidade. Eu moro na Tijuca e tenho apenas uma opção perto  da minha casa.. Da ultima vez  em que precisei de atendimento de emergência, cheguei à casa de saúde por volta das 19h e saí a meia-noite – contou o agente administrativo do Ministério da Fazenda Eduardo dos Santos Asterito, de 51 anos.
Procurada, a GEAP informou que está orientada a repassar todas as perguntas à ANS.
RECLAMAÇÕES:
Segundo a ANS, o índice de reclamações da Geap foi de 0,65 para 2,38 de setembro de 2011 a fevereiro de 2013.  No período, a média em empresas do mesmo porte foi de 0,51 para 0,84
EVASÃO:
Entre março de 2011 e mês deste ano, o número de  servidores e dependentes associados à Geap caiu de 623.356 para 593.297, também de acordo com a ANS.
FONTE: Jornal Extra - coluna do Servidor - 26/04/2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário