quarta-feira, 13 de junho de 2012

Transição regime

Bom dia a todos
Abaixo transcrevo email recebido do nosso colego Jose Antonio sobre discussões sobre mudança de regime:

A   TRANSPOSIÇÃO   DO   REGIME   JURÍDICO   DOS   SERVIDORES   DEMITIDOS   PELO GOVERNO COLLOR
 
            No último dia 05 de Junho (terça-feira), ocorreu a convite do Presidente Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados – CDHM, Deputado Domingos Dutra, uma reunião com autoridades e representantes de servidores abrangidos pela Lei n. 8878/94 (Demitidos do Governo Collor que retornaram ao Serviço Público por força da citada norma).
  O objetivo do encontro foi buscar através do diálogo uma solução para uma série de distorções que aqueles servidores estão enfrentando desde que retornaram aos seus postos de trabalho. Busca-se construir soluções sem que essas passem necessariamente pela realização de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, embora, tal requerimento já tenha sido aprovado pelo Plenário da CDHM e o evento possa ser realizado em breve, já que a insatisfação é tamanha que a Comissão Direitos Humanos e Minorias não cessa de receber denúncias de todo o país.
Aprofundou-se o debate sobre a construção legal da transposição do regime jurídico dos servidores que retornaram aos quadros da Administração Pública sob o regime celetista, o que resultaria em uma economia para a União de um percentual estimado entre 20% e 30% da folha de pagamento desses mais de 13 mil servidores federais e equacionaria as distorções enfrentadas. Os presentes posicionaram-se favoravelmente a essa proposta.
            Entre os presentes encontravam-se membros do Ministério Público do Trabalho (Dr. Adélio Justino Lucas), do Ministério de Minas e Energia (Dr. Carlos Eduardo Galvão), do Departamento Nacional de Produção Mineral (Dr. Bruno Zica), do Ministério do Trabalho e Emprego (Sra. Adriana Maria), do Presidente e do Relator da Comissão Especial das Leis de Anistia – CEANISTI (Deputados Chico Lopes e Arnaldo Faria de Sá), do Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Dr. Ulisses Borges-Assessor Jurídico), da CONDSEF (Sr. Geraldo Nunes Pereira) além de representantes de servidores demitidos pela Vale do Rio Doce de Itabira/MG (Srs. Clécio Robert e Jorge Teixeira), de Vitória/ES (Sr. Sebastião Sérgio, conhecido como Biro-Biro), pela FTI (Sra. Maria Consuelo Gomes) e pela Caeeb (Sr. Ricardo José N. Silva), além de parlamentares como o Vice-Presidente da CDHM o Deputado Padre Ton e a Deputada Jô Moraes.
O Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sr. Sérgio Mendonça, informou a CDHM do seu interesse em debater essa questão com os parlamentares e com as autoridades ligadas a essa temática e sugeriu data para uma próxima reunião dada sua agenda bastante atribulada. Os parlamentares crêem que o acúmulo de experiência do Secretário nessa área, será um fator preponderante para a construção da solução que é basicamente política e que demanda apenas boa-vontade dos gestores e atores envolvidos.
            Se a União concordar com a transposição do regime celetista para o estatutário desses servidores, resolver-se-ão importantes distorções ocorridas quanto ao correto enquadramento salarial e aos benefícios previdenciários dos servidores além da relevante economia para os cofres da União.
                                                                                                                                                                               &n bsp;                                                                                     Mariza Helena Ferreira
Assessora Técnica da CDHM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário