quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Geap

Reajuste abusivo
Como é do conhecimento de todos aqueles que tem planos de saude Geap foi promovido um verdadeiro tarifaço no reajuste das mensalidades.  Mais uma vez ficamos entregues a própria sorte pois até agora não vi nem Ministerio Público, SIndicatos, Confederação etc... se levantar em nossa causa para questionar tal absurdo.  Eu a alguns colegas enviamos atraves de carta reclamação a ANS sobre o fato mas não creio que algo vai ser feito pois na própria pagina da agencia está dito que em contratos com associações e/ou sindicatos esta agencia não interfere no valor dos reajustes.  È no mínimo estranho. Se o orgão regulador não pode interferir imagina se no nosso caso por exemplo o reajuste fosse de 2000% ( no meu caso o reajuste foi de 406%) ninguem faria nada e nós simplesmente teriamos ou temos 2 opções ou aceitar ou migrar para outro plano.
Sgue abaixo integra de email que novamente enviei para nosso representante em Brasilia Sr. Ricardo para os contatos que tenho por email do MME, tb enviei diretamente para o MME, Sintrasef e Condsef:


Boa tarde
Na qualidadede possuidor de plano da Geap categoria Essencial fui surpreendido pelo valor do reajuste (no meu caso 406%). Este valor é um completo e total absurdo em relação aos valores de reajustes aplicados aos demais planos de saude.  O motivo deste email é para solicitar quem de direito possa rever esta situação pois muitos ususários da Geap terão que cancelar seus planos por total falta de condições para continuar pagando estas altas mensalidades. Nos anistiados não temos reajuste de salário há 2 anos e agora temos que arcar com tal reajuste?
Segue texto na integra publicado no site da ANASP falando sobre este reajuste.
“GEAP – Reajuste de 300% - Outros planos tiveram reajuste de até 12% conforme determinou a Agência Nacional de Saúde- ANS.
A GEAP teve em 29 de fevereiro seu novo custeio aprovado pelo CONDEL - Conselho Deliberativo da GEAP, aprovou um aumento absurdo de seus planos de saúde, a ser custeado pelos inúmeros titulares a eles vinculado, sem sequer divulgar previamente a matéria para os maiores interessados no assunto – os servidores e pensionistas do INSS. A GEAP tem 612.000 titulares e dependentes e é um dos poucos planos de autogestão em Saúde.
A representante dos servidores do INSS/ANASPS no CONDEL, Leide Câmara, embora tenha votado contra, foi voto vencido, pois a maioria dos seus membros do CONDEL, indicados ou eleitos, como se constata na tabela acima, votou a favor do aumento absurdo das mensalidades.
Nossos colegas, embora servidores , ativos e inativos, aprovaram por maioria o referido aumento.
A ANASPS ressalta que é contra o aumento exorbitante das contribuições que pressupõe sem nenhuma garantia, que esses valores irão melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Fundação GEAP e seus conveniados aos servidores, pensionistas e dependentes a ela vinculados e ainda, se será devidamente coberto o déficit de R$ 300 milhões, resultado de gestões temerárias na instituição, utilizado como argumento principal para sua aprovação.
A ANASPS revela que a Agência Nacional de Saúde-ANS tem limitado a 12% os aumentos nos planos de saúde, especialmente os dos bancos e seguradoras, que asseguram qualidade e eficácia no atendimento.
O aumento de 300%, não importa o pretexto, não tem respaldo legal, pois todo o governo sabe que os servidores participantes da GEAP, não tiveram aumento de remuneração para banca-lo. Mais ainda: o grupo que está a frente da GEAP há oito anos não revelou a mínima competência para administra-la. Não tiveram e não terão compromisso com a instituição.
O que o servidor, pensionista e dependente anseia é pagar pelo plano de saúde a que tiver aderido e ser atendido com dignidade quando necessitar de assistência a sua saúde, sem que lhe seja negado esse direito porque a operadora não paga ao prestador ou ainda porque há um déficit que não foi ele quem gerou, pois sua contribuição ocorre mês a mês diretamente no contracheque.
GEAP reformulou a forma de contribuição
Em 29 de março, o CONDEL aprovou uma nova formula de contribuição que penaliza sobremaneira os servidores e dependentes idosos, nessa nova fórmula foi determinada a contribuição pela faixa salarial do titular e respectivamente idades do titular e dependente.”
 Ninguem é contra reajustes pois todos sabemos que  os custos de manutenção de tais planos tambem sofrem reajustes mas nenhum que justifique estes valores agora praticados.
Em razão dos fatos acima mencionados pedimos que alguma atitude seja tomada para que niguem, nem a Geap nem os associados seja prejudicado.
Certo de contar com a sua compreensão aguardamos uma resposta em breve
Obrigado e fiquem com Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário