quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aposentadoria

Boa tarde
Aqueles que já são aposentados e continuam trabalhando devem ficar a atentos a notícia abaixo:

STJ decide sobre ‘desaposentação’

Extra Online  - 19/07/12

A partir do mês que vem, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) poderá por fim à polêmica sobre a "desaposentação" (troca de benefício por outro de valor maior, no caso de quem se aposentou pelo INSS, mas continuou trabalhando). Os ministros da Corte decidirão se a troca é válida ou não, sem a devolução dos valores já recebidos pelo segurado a título de aposentadoria.
Cerca de 500 mil idosos continuam na ativa, contribuindo para o INSS, sem o direito de aumentar o valor do benefício já concedido ou de receber auxílio-doença, caso precisem se afastar do trabalho por problemas de saúde. Hoje, 70 mil têm ações na Justiça para trocar a atual aposentadoria por outra mais vantajosa, que considere as contribuições e o tempo de trabalho adicionais.
O STJ admitiu que há divergência de interpretação quanto à devolução ou não dos valores já pagos. Alguns juízes entendem que é preciso devolver os recursos aos cofres, como quer o INSS. Outros decidem em favor dos idosos, determinando que a Previdência Social apenas conceda o benefício maior.
Por isso, o tribunal decidiu suspender a tramitação de todos os processos no país que tratam desse assunto. A decisão surgiu a partir do julgamento do caso de um aposentado do Rio Grande do Norte, analisado pelo ministro Napoleão Nunes. A posição que o STJ vier a adotar beneficiará todos os que têm ações semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário